Início da Lactação

Assim que você segurar o seu bebê pela primeira vez no hospital, você precisa colocar ele para mamar. O reflexo de sucção nas primeiras horas de vida é muito forte, justamente para que o bebê aprenda a mamar naturalmente e instintivamente. Embora seu leite não tenha descido ainda, seus seios produzem uma substância conhecido como colostro, que é um leite bem grosso e rareado, o colostro ajuda a proteger seu bebê de infecções e vem antes do leite descer do jeito que conhecemos.

Se o seu bebê tiver problemas para conseguir encontrar ou permanecer no seu mamilo, você não precisa entrar em pânico, ajude-o a se manter ali. A amamentação é uma arte que exigirá muita paciência e muita prática. Ninguém espera que você seja um especialista quando esta só começando, então não hesite em pedir conselhos em grupos de amamentação online ou presenciais ou no próprio banco de leite do hospital.

Quando iniciar, tenha em mente que a amamentação não precisa ser dolorosa. Quando o seu bebê emboca o seio corretamente você não sente dor, preste atenção a como seus seios reagem. Se quando ele embocar machucar, interrompa a amamentação suavemente e recomece.

Amamente com frequência, pois quanto mais você nutre mais rapidamente você produzirá leite. Esteja com o bebê sempre colado a seu corpo, quanto mais ele estiver em contato com a mãe, mais praticará e mais rápido essa questão estará resolvida. Amamentar de 10 a 15 minutos por peito 8 a 10 vezes por dia é o ideal. Chorar é um sinal de fome, o que significa que você deveria realmente alimentar seu bebê antes de ele começar a chorar ou oferecer mais vezes o peito.

Durante os primeiros dias, você pode ter que acordar seu bebê para começar a amamentar, e ele pode terminar adormecido durante o processo. Para garantir que seu bebê coma o suficiente, você deve acordar ele sempre que se passar 4 horas da última mamada.

 

Criando Confiança!

 

A mamada pode demorar 40 minutos ou mais, portanto, você vai querer arrumar um local aconchegante. Você não quer se sentar em algum lugar onde possivelmente será incomodada o tempo todo. Isso pode tornar o processo muito difícil. Antes de começar a amamentar certifique-se de que está confortável.