Desmame do leite materno

Assim que seu bebê para de mamar no peito e recebe toda a sua nutrição de outras fontes, ele é realmente considerado desmamado. Alguns bebês podem ainda usar uma mamadeira, porém o termo “desmame” costuma referir-se ao bebê que não mama mais.

Se o desmame for uma iniciativa da mãe, normalmente requer muita paciência e pode levar muito tempo. Tudo vai depender da idade do seu bebê ou criança, e também como o seu filho se ajusta. A experiência em geral é diferente para todos!

O desmame é um longo adeus, às vezes emocional e às vezes é doloroso. No entanto, o sinal para o fim dessa intimidade com o e seu filho se desenvolverá durante o seu crescimento. O que significa que você deve substituir a amamentação com outros tipos de nutrição.

 

Começando o desmame

O melhor juiz sobre qual é o tempo certo para desmamar, vai ser você mesma. Quando você e seu filho estarão realmente prontos para o desmame? O tempo recomendado para o desmame é a partir de um ano. Não importa o que parentes, amigos, ou mesmo estranhos digam, existe sim tempo certo ou errado para o desmame.

 

Como desmamar

Comece devagar, independentemente da idade do seu filho. Especialistas dizem que você não deve retirar de vez a amamentação do seio, os resultados podem ser traumáticos. Você deve, no entanto, experimentar esses métodos abaixo:

  1. Pular uma alimentação – Pule uma alimentação e veja o que acontece, oferecendo uma xícara de leite ao seu bebê, em vez disso. Como uma substituição, você pode usar uma mamadeira de seu próprio leite bombeado, fórmula ou leite de vaca. Se você reduzir a alimentação, com o tempo, seu filho acabará por se adaptar a essa mudança.
  2. Reduzir o tempo de alimentação – Você pode começar cortando o período de tempo que seu filho é amamentado. Se a alimentação normal é de 5 minutos, tente 3. Dependendo da idade, depois de amamentar um pouco, ofereça um lanche saudável. Os períodos de amamentação fora de hora são geralmente as mais difíceis de retirar, esse é o momento onde o bebê mais sofre.
  3. Adiar e distrair – Você pode adiar a alimentação se você está apenas amamentando algumas vezes por dia. Este método funciona muito bem se você tem uma criança mais velha que você realmente pode conversar. Se o seu filho quer o peito, diga isso “Você vai mamar só depois”, distração!

Se você tentou tudo e o desmame não parece estar funcionando, talvez o tempo não seja o certo. Você pode esperar um pouco mais para ver o que acontece como seu filho, e você pode determinar com a experiência o momento certo para desmamar.