Compressão das mamas

O único propósito da compressão da mama é continuar o fluxo de leite para o bebê, uma vez que o bebê, por algum motivo não bebe sozinho. A compressão também estimulará um fluxo melhor de leite. Esta técnica também pode ser útil para o seguinte:

  1. Aumento de peso no bebê.
  2. Diminuir cólicas no bebê durante a amamentação.
  3. Alimentação frequente ou alimentação longa.
  4. Mamilos doloridos.
  5. Dutos curvados recorrentes
  6. Alimentar o bebê que adormece rapidamente.

Se tudo está indo bem, a compressão do peito pode não ser mais necessária. Quando tudo estiver bem, a mãe deve permitir que o bebê termine de se alimentar de um lado, então, se o bebê quiser mais, ofereça o outro lado.

 

Como usar o método da compressão mamária

  1. Segure o bebê com um braço.
  2. Segure o peito com o outro braço, o polegar em um lado do peito, seu dedo no outro, de preferência longe do mamilo, anterior a auréola.
  3. Mantenha um olho no bebê, embora não seja necessário olhar somente para ele isso. O bebê receberá mais leite quando beber com a compressão.
  4. Quando o bebê começar a morder o peito, a compressão vai ajudar com que ele volte a sugar.
  5. Mantenha a pressão até que o bebê não de mamadas muito longas, então libere pressão. Se o bebê não parar de chupar com a liberação de compressão, aguarde um pouco antes de comprimir novamente.
  6. O motivo para liberar pressão é permitir descanso, e esperar que o leite volte. Se o bebê parar de chupar quando você soltar a pressão, ele começará de novo.
  7. Quando o bebê começa a chupar de novo, ele vai conseguir se alimentar. Caso contrário, simplesmente comprima novamente.
  8. Continue alimentando do primeiro lado até o bebê já não beber com compressão. Permaneça em um mesmo seio até que o bebê volte a mamar novamente por conta própria.
  9. Se o bebê já não estiver bebendo, pare com a compressão para incentiva-lo.
  10. Se o bebê ainda quiser mais, ofereça o outro seio e repita o exatamente o mesmo procedimento.
  11. Se você tiver mamilos doloridos, pode mudar de lado varias vezes.
  12. Sempre trabalhe para melhorar a pega do bebê no seu mamilo.