Complicações na Amamentação

Dor na mama

Muitas mães queixam-se de terem os mamilos muito macios, e que a amamentação pode ser dolorosa e frustrante. A boa notícia, é que a maioria das mães não sofre por muito tempo com isso. Os mamilos vão ficando resistentes rapidamente tornando a amamentação praticamente indolor.

Abaixo, existem algumas maneiras de aliviar seu desconforto:

  1. Certifique-se de que seu bebê está fazendo a pegado mamilo corretamente, uma vez que um bebê que não está fazendo à pega corretamente é a causa número um de mamilos doloridos.
  2. Depois de terminar de amamentar, exponha seus seios ao ar livre e tente protegê-los de roupas e outras irritações.
  3. Após a amamentação, aplique Ultra Lanolina de grau médico purificado, certificando-se de evitar Vaselina e outros produtos com óleo.
  4. Lave os mamilos com água e não com sabão.
  5. Muitas mulheres acham que colocar bolsas de agua quente ou fria fornece alguma alivio sobre o mamilo.
  6. Certifique-se de variar sua posição quando amamentar, para garantir que uma área diferente do seio seja mais forçada em cada período.

 

Dutos de leite entupidos

Os dutos mamários entupidos podem ser identificados através de pequenas manchas vermelhas, e sensibilidade na região. Dutos entupidos podem acabar gerando uma à infecção.

A melhor maneira de desobstruir esses dutos é garantir esvaziar os seios o máximo possível. Você deve oferecer o peito entupido primeiro na hora de amamentar, e deixe que seu bebê esvazie o máximo possível.

Se você ainda tiver leite após amamentar, o restante deve ser removido manualmente ou com uma bomba de ordenha de leite. Você deve aliviar também manter a pressão fora do duto, certificando-se de não usar um sutiã muito apertado.

Infecção mamária

Também conhecida como mastite, à infecção mamária acontece normalmente devido a seios vazios sem nenhum leite, germes acabam entrando nos dutos de leite através de rachaduras ou fissuras no mamilo e da diminuição da imunidade da mãe devido ao estresse ou à nutrição inadequada.

Os sintomas da infecção mamária incluem, dor intensa ou dor passageira, dureza do peito, vermelhidão do peito, calor proveniente na região, inchaço ou mesmo arrepios e febre.

O tratamento da infecção da mama inclui repouso, antibióticos, analgésicos, aumento da ingestão de líquidos e aplicando calor na região.

Ao esvaziar as mamas, você vai realmente ajudar a evitar que os dutos dos seios fiquem entupidos. Se a dor for muito de ordenha de leite. Tente usar uma bomba manual enquanto toma banho em água morna para ordenha. Você deve se certificar a bomba não é elétrica se você planeja usá-la no banho.