As Primeiras Seis Semanas de Amamentação

É mais que comprovado que o leite materno é o melhor alimento que você pode dar ao seu bebê. Essa é uma fonte de alimento completa para o seu bebê, contendo todos os nutrientes, incluindo hormônios e compostos que combatem doenças que podem  aparecer com o tempo.

A força nutricional no leite materno irá se ajustar às necessidades do seu bebê enquanto ele cresce e se desenvolve. Além desenvolver o cérebro, combate as infecções através dos anticorpos da mãe passados pelo leite materno que nenhuma fórmula pode oferecer. A amamentação também ajudará a construir uma ligação especial entre você e seu bebê. Ao amamentar, seu filho se aproxima em contato, abraçando e segurando, bem como a mãe, isso propicia o fortalecimento do vínculo afetivo.

Como uma mamada pode levar até 40 minutos ou mais, você deve escolher um local acolhedor, tranquilo e cômodo para realiza-la. A atmosfera é muito importante, ainda mais nos primeiros dias de amamentação quando você ainda está tentando pegar o jeito. Se você ou o bebê recém-nascido forem facilmente distraídos pelo barulho, tente ir para algum lugar mais quieto!

Você sempre deve manter seu bebê na melhor posição! Isso não vai deixar seus braços ou as costas doloridas. Para melhor apoiar a parte de trás da cabeça do seu bebê use a sua mão, ou uma posição que seja bem mais confortável para você e para ele.

Apoiar seu bebê em uma almofada de amamentação pode ser de grande ajuda. Você nunca deve começar a amamentar até que você e seu bebê estejam confortáveis. Perceba como seus seios se comportam quando seu bebê suga os mamilos, como a boca do bebê cobre a maior parte da aréola do seu mamilo.

Enquanto algumas mulheres se ajustam facilmente ao amamentar, outras mães têm dificuldade em aprender. Se você esta se sentindo desencorajada, saiba que você não é a única. Busque apoio em grupos de amamentação e do seu parceiro e família. Para uma amamentação bem sucedida a mulher precisa de apoio, tranquilidade e paciência!

 

Todo mundo se sente diferente ao começar, tudo depende da mãe e da ocasião!

 

A prática levará a amamentação bem sucedida! Portanto, você deve investir tanto tempo quanto precisar. Se você está tendo um dia ruim, diga a si mesma que vai melhorar, porque vai. Tenha em mente que quaisquer problemas são temporários, como você vai amamentar pelas próximas 6 semanas sem parar, seja persistente e paciente!

As primeiras seis semanas serão uma grande aventura e demandarão muito treinamento. Você não pode esperar saber tudo quando começar, o treino vai levar a perfeição. Quanto mais você amamentar, mais você e seu bebê aprenderão. Você também criará uma ligação emocional muito forte e especial com seu bebê, uma ligação que nem você nem o seu bebê jamais vão esquecer.